quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fibra de Maconha e Seu Valor Ecológico

O que você acharia de ter uma casa feita de fibra de maconha? E um carro elétrico feito com o mesmo tipo de fibra? E se ela ainda servisse para abastecer seu carro? Tudo isso pode parecer improvável, mas pode se tornar realidade em breve!
Os arquitetos da University of Barth, na Inglaterra, construíram uma casa ecológica, com pegada zero de carbono. Além da utilização da fibra de maconha, outro material inusitado no ramo da construção civil foi utilizado na obra: a palha.
Através de estudos descobriu-se que a combinação desses dois materiais garantem paredes tão fortes às casas que se tornam resistentes a furacões e oscilações intensas de temperatura.
Já o Kestrel é o mais novo protótipo de carro elétrico canadense. Possui espaço para até 4 pessoas e tem velocidade máxima de 90 km/h e consegue percorrer de 40 a 160 km antes de ser recarregado, dependendo da bateria que for utilizada. Mas seu grande diferencial está em sua estrutura, feita a partir de componente resistente produzido com a fibra da maconha, que é duas vezes mais forte do que as fibras de outras plantas. O seu cultivo não requer muita água ou uso de pesticidas, além de sua produtividade ser muito elevada.
Na realidade sua utilização não é nenhuma novidade, pois Henry Ford há mais de um século construiu o primeiro veículo feito com a fibra de maconha, porém priorizou-se o aço e o material em questão ficou esquecido.
Mas caso você não tenha um carro elétrico não tem problema, você pode aderir ao biodiesel feito com as sementes da Cannabis Sativa. Isto porque as semestes costumam ser descartadas e não utilizadas na construção de casas, carros e fabricação de roupas. Uma das suas grandes vantagens é a sua capacidade de crescer em solo pobre e de baixa qualidade sem necessidade de pesticidas. Isto acabaria com aquele paradigma de que a produção de combustíveis sustentáveis muitas vezes compete com o cultivo de alimentos.
Para quem ainda não sabe, o biodiesel é um combustível biodegradável e renovável produzido a partir de matérias-primas vegetais (soja, dendê, mamona e, agora, a maconha). Ele possui teores de poluição equivalente ao álcool e emite menos gases poluentes que a gasolina.

Nenhum comentário: