segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As Verdades Sobre o Governo Lula


Vivo com a seguinte dúvida, o que é pior? Nossos políticos ou nossa sociedade? A podridão e a corrupção ou a burrice agregada a pouca memória do povo? Complicada reflexão, inútil procura pela resposta, afinal, ambas parecem distantes de algo positivo.
Ouço muitas críticas à alguns ex-presidentes brasileiros, como Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Até que o primeiro merece mesmo inúmeras críticas, mas muitos dos elogios feitos hoje ao nosso querido e ilustríssimo presidente Luis Inácio Lula da Silva devem-se a ele. Afinal, foi no governo dele que houve a abertura econômica do Brasil e o choque de concorrência. Nesta época, as empresas se viram obrigadas a melhorarem seus processos, graças a isso seus custos reduziram-se em virtude da concorrência externa e o consumidor começou a ser um pouco mais respeitado nos dias de hoje. Houve muitas críticas pela súbita alteração, ocasionando a solvência de muitas empresas. Mas ninguém fala que aquelas que não resistiram e fecharam as portas foram aquelas que não eram eficientes em suas propostas e processos. É claro que houveram inúmeros pacotes econômicos frustrados, como o Collor 1 e 2, mas aí que aparece o grande reinado deixado por FHC e o seu plano Real (só um breve comentário, o Lula era contra este plano em sua campanha quando derrotado por FHC - mas todos nós sabemos que a contradição sempre fez parte do mandato dele, ao menos deveríamos saber).
Com a implementação do plano real e sua consequente valorização, houve uma barreira na exportação brasileira. Consequência nº1: queda na balança comercial, privatizações e uma enxurrada de críticas. Consequência nº2: facilidade e crescimento na importação de bens, mas nenhum elogio. A partir daí o Brasil começava a esboçar o título de país atrativo a investimentos estrangeiros, o que hoje sabemos que se tornou realidade. Ponto negativo: elevação dos juros.
Mas aí viria o salvador da Pátria (ou ao menos era o que se dizia quando o Lula assumiu). Os juros iriam finalmente abaixar; não que ele não tenha caído, mas 5% é algo inaceitável para um país com economia emergente. E enquanto isso, vemos nossa dívida interna crescer e ele se vangloriar que a dívida externa está diminuindo. Mas a decisão foi tão questionável, aliás, foi burra mesmo, que as dívidas feitas junto ao FMI possuem juros baixíssimo se comparados ao da dívida interna.
Aposto que vocês já viram ou ouviram no horário político (é inevitável) a propaganda em que o atual governo diz que a geração de empregos aumentou, mas ao analisarmos os números concluímos justamente o contrário, em 2002 a taxa era de 10,5%, hoje é de 10,7%, ou seja, houve um aumento. Isto porque nos números de Lula, o modelo econômico neoliberal não existe, afinal eles são contra a participação do Estado na economia, para que contá-los então!? Isto sem contar o aumento da informalidade. Também ouvi uma piadinha na propaganda. O governo Lula não privatizou. MENTIRA! Bancos estatais do Maranhão e do Ceará que eram federalizados foram comprados pelo Bradesco, já bancos de Santa Catarina e Piauí estão em processo de privatização. Até mesmo as estradas brasileiras estão sendo privatizadas, o que gera um crescente aumento da quantidade de pedágios (o grupo espanhol OHL explorará os pedágios de 2,6 mil km de rodovias federais por 25 anos e a Vale do Rio Doce 720 km da Ferrovia Norte-Sul por 30 anos). E o mais polêmico e contraditório da história, a aprovação da PPPs (Parcerias Público-Privadas) que prevê a entrega do patrimônio público e mais verbas públicas (dinheiro do povo) para iniciativa privada. Agora o mais triste de tudo, a Lei de Gestão de Florestas Públicas que privatiza a nossa Amazônia, onde 47% de todas as terras são cedidas para exploração de empresas estrangeiras por 40 anos, renováveis por mais 40 anos (acho que nesse tempo dá para os gringos acabarem com ela). Ah, não se esqueçam de colocar na conta dele duas hidrelétricas, a de Santo Antônio (RO) e a de Jirau (RO), e mais a rede de transmissão Porto Velho (RO)-Araraquara (SP) que também foram privatizadas em seu governo.
E por que não mencionar também o crescente respeito adquirido pelo MST (Movimento Sem-Terra) no governo Lula. Onde foram parar as propostas de reforma agrária? Foram esquecidas? Não! Simplesmente preferiu aliar-se a eles, fortalecendo o agronegócio e devastando o meio ambiente. Resultado: o número de sem-terras quadruplicou em seu governo.
Isto porque nem cheguei a mencionar os casos de corrupção mensaleira, todo dinheiro público que enriquece a cúpula petista. Que tal a fachada do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)? 99 obras do PAC estão sendo analisadas pelo Tribunal de Contas da União, 34 apresentam irregularidades como superfaturamento, desvio de verbas e ausência e/ou irregularidades nas licitações.


Mas esse é o governo do Lula, falta de ética e decisões inaceitáveis que seguem disfarçadas por suas políticas de doações assistencialistas em busca de votos e mais votos, afinal, o povo esquece facilmente o passado, ainda mais com um agradinho. Tudo isto faz parte de uma farsa ideológica escondida por debaixo do tapete e disfarçada por sua mega popularidade.
Para encerrar o texto, vou listar alguns dos escândalos que surgiram no governo Lula. Após a leitura alguns irão se perguntar "Mas como ele permaneceu no poder com todos estes escândalos?" Acho que a resposta está na indagação inicial do texto, talvez a sociedade consiga ser pior do que a própria podridão dos políticos. Afinal, cada povo tem o político que merece! Desperte seu senso crítico, pense, questione, chega de ilusões, dê um basta!

Escândalos do Governo Lula

  1. Caso Pinheiro Landim
  2. Caso Celso Daniel
  3. Caso Toninho do PT
  4. Escândalo dos Grampos contra políticos da Bahia
  5. Escândalo do Propinoduto (conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
  6. CPI do Banestado
  7. Escândalo da suposta ligação do PT com o MST
  8. Escândalo da suposta ligação do PT com a FARC
  9. Escândalo dos gastos públicos dos ministros
  10. Irregularidades do Fome Zero
  11. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
  12. Escândalo do Ministério do Trabalho
  13. Licitação para a compra de gêneros básicos
  14. Caso Agnelo Queiroz (o ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
  15. Escândalo do Ministério dos Esportes (uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
  16. Operação Anaconda
  17. Escândalo dos Gafanhotos (Máfia dos Gafanhotos)
  18. Caso José Eduardo Dutra
  19. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
  20. Várias aberturas de licitações da Presidência da República para a compra de artigos de luxo
  21. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
  22. Expulsão dos políticos do PT
  23. Escândalo dos Bingos ou Caso Waldomiro Diniz (1ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  24. Lei de Responsabilidade Fiscal (recuos do governo federal da LRF)
  25. Escândalo da ONG Ágora
  26. Escândalo dos Corpos (licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
  27. Caso Henrique Meirelles
  28. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
  29. Caso Cássio Caseb
  30. Caso Kroll
  31. Conselho Federal de Jornalismo
  32. Escândalo dos Vampiros
  33. Escândalo das fotos de Herzog
  34. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
  35. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
  36. Escândalo dos Correiros ou Caso Maurício Marinho (2ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  37. Escândalo do IRB
  38. Escândalo da Novadata
  39. Escândalo da Usina de Itaipu
  40. Escândalo das Furnas
  41. Escândalo do Mensalão (3ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  42. Escândalo do Leão e Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo)
  43. Escândalo da Secom
  44. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
  45. Escândalo do Valerioduto
  46. Escândalo do Brasil Telecom (conhecido também por Escândalo do Portugal Telecom ou Itália Telecom)
  47. Escândalo da CPEM
  48. Escândalo da Sebrae (Caso Paulo Okamotto)
  49. Caso Marka/Fonte Cindam
  50. Escândalo dos doláres na cueca
  51. Escândalo do Banco Santos
  52. Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity (Caso Daniel Dantas)
  53. Escândalo da Interbrazil
  54. Caso Toninho de Barcelona
  55. Escândalo da Gamecorp-Telemar (Caso Lulinha)
  56. Caso dos doláres de Cuba
  57. Doação de roupas da Lu Alckmin (esposa de Geraldo Alckmin)
  58. Doação de terninhos da Marísia da Silva (esposa do presidente Lula)
  59. Escândalo da Nossa Caixa
  60. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo Santos Costa (4ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  61. Escândalo das Cartilhas do PT
  62. Escândalo do Banco BMG (Empréstimo para aposentados)
  63. Escândalo do Proer
  64. Escândalo dos Fundos de Pensão
  65. Escândalo dos Grampos de Abin
  66. Escândalo do Foro de São Paulo
  67. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
  68. Escândalo do Mensalinho
  69. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (Escândalo do Ministério do Meio Ambiente)
  70. 69 CPIs abafadas pelo Geraldo Alckmin (em São Paulo)
  71. Escândalo de corrupção dos Ministros no Governo Lula
  72. Crise da Varig
  73. Escândalo das Sanguessugas ou Operação Sanguessuga (5ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  74. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
  75. CPI da Imigração Ilegal
  76. CPI do Tráfico de Armas
  77. Escândalo da suposta ligação do PT com o PCC
  78. Escândalo da suposta ligação do PT com o MLST
  79. Operação Confraria
  80. Operação Dominó
  81. Operação Saúva
  82. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
  83. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não trabalhavam
  84. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
  85. Escândalo dos Grampos do TSE
  86. Escândalo do Dossiê da Casa Civil - Dilma Roussef (6ª Grave Crise Política do Governo Lula)
  87. ONG Unitralho
  88. Escândalo dos Fiscais do IBAMA do Rio de Janeiro
  89. Escândalo da Renascer em Cristo
  90. Crise do Setor Aéreo Brasileiro
  91. CPI das ONGs
  92. Operação Testamento
  93. CPI do Apagão Aéreo (Câmara dos Deputados)
  94. CPI da Crise Aérea (Senado Federal e Câmara dos Deputados)
  95. Operação Hurricane (Operação Furacão)
  96. Operação Navalha
  97. Operação Xeque-Mate
  98. Operação Moeda Verde
  99. Caso Renan Calheiros
  100. Operação Sétimo Céu
  101. Operação Hurricane II (Operação Furação II)
  102. Caso Joaquim Roriz (Operação Aquarela)
  103. Operação Hurricane III (Operação Furação III)
  104. Operação Água Profundas (Caso Petrobras)
  105. Escândalo do Corinthians (Caso MSI)
  106. Escândalo da Expropriação de Ativos da Petrobras na Bolívia
  107. Escândalos das Obras do PAC (54% das obras não sairam do papel)
  108. Escândalo da Varilog e Dilma Roussef
  109. Operação Tapa-buracos
  110. 663 Atos Secretos de José Sarney
  111. Escândalo do PTB (oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
  112. Irregularidades do Bolsa Escola
  113. Caso Flamarion Portela
  114. Irregularidades do Bolsa Família
  115. Escândalo dos Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
  116. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
  117. Caso Sarney (Censura ao Jornal Estadão 31/07/2009)
  118. Escândalo da Fundação José Sarney
  119. Operação Boi Barrica (José Sarney e família)
"A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis; mas a que se corrompe a ela própria."
(Louis Bonald)

Nenhum comentário: