segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Adeus de 3 Craques do Futebol

O dia 31 de maio de 2009 ficará marcado para a história do futebol internacional. A aposentadoria de 3 ídolos: o zagueiro Paolo Maldini e os meias Luis Figo e Pavel Nedved.

Paolo Maldini
Foram 902 partidas, com 7 títulos da Liga Italiana, 5 Ligas dos Campeões da Europa, 3 Mundiais da FIFA, 5 Super Copas da Europa, 5 Super Copas da Itália e 1 Copa da Itália. Em 1995, ainda conquistou o prêmio da Fifa de 2º Melhor Jogador do Mundo, ficando atrás apenas de George Weah. Tudo isso com a camisa do Milan. Este é Paolo Maldini! Sempre esbanjando garra, determinação, liderança e técnica. O melhor zagueiro que vi jogar e para muitos o melhor zagueiro da história do futebol mundial. Dedicou sua carreira toda a camisa rossonera (vermelha e negra listrada), tendo estreado pelo clube aos 16 anos. A camisa de número 3 do Milan será aposentada e só poderá ser vestida pelos seus filhos (Christian tem 13 anos e está nas categorias de base do clube).
Obrigado Paolo Maldini, você foi um verdadeiro "El Cuero de Drago" (Coração de Dragão).

Palavras de Maldini ao completar 20 anos de carreira:
"Se, quando criança, me pedissem para escrever a história mais bela do mundo para mim, escreveria a qual está me acontecendo."

Palavras do técnico italiano Fábio Capello sobre o jogador:
"O zagueiro perfeito."

Adriano Galliani, vice presidente do Milan:
"Ele não é um símbolo do Milan. Ele é o Milan."

Jornal francês L'Équipe sobre o capitão rossonero:
"Em 23 anos de carreira nunca se distanciou do senso da moral, do dever, da lealdade e da ética, que o torna um dos ícones do futebol."



Luis Figo

Eleito o melhor jogador do Mundo em 2001 e o 2º melhor em 2000, ambos pela Fifa, eleito o melhor do Mundo em 2000 pela France Football e eleito o melhor jogador da Eurocopa de 2000. Inicio sua carreira pelo Sporting de Lisboa, brilhou nos rivais Barcelona e Real Madrid e terminou sua brilhante carreira pela Internazionale. Um meia habilidoso, de futebol vistoso, belos dribles, grandes assistências e lindos gols. Foi campeão da Champions League, Tetra Campeão Espanhol, Tri Campeão da Super Copa Espanhola, Bi Campeão da Copa do Rei, Bi Campeão da Super Copa da Europa, Campeão Intercontinental, Campeão da Recopa Européia, Campeão da Copa de Portugal, Campeão da Copa da Itália, Bi Campeão da Super Copa da Itália e Bi Campeão Italiano. Além do mais, é considerado um dos melhores jogadores da história de Portugal ao lado de Eusébio e Cristiano Ronaldo. Este é Luis Figo!



Pavel Nedved
Simplesmente o maior jogador da história da República Tcheca. Começou sua carreira no pequeno Dukla Praga e logo se transferiu para o Sparta Praga. Na Itália, honrou as camisas da Lazio e da Juventus. O que aconteceu de comum em todos clubes? Tornou-se o maior ídolo da história dos clubes! Foi marcado por um futebol carismático, de grande habilidade, maravilhosos gols, um potente chute e um mestre em cobranças de faltas. Na Juventus ficou marcado por ser um dos únicos jogadores a não deixar o clube quando foi rebaixada a Série B. Foi Tri Campeão Tcheco, Campeão da Copa da República Tcheca, Tri Campeão Italiano (Série A), Campeão Italiano (Série B), Bi Campeão da Copa da Itália, Campeão da Recopa Européia, Tetra Campeão da Super Copa da Itália e Campeão da Super Copa Européia. Em 2003, foi eleito o melhor jogador do Mundo pela France Football.



O futebol vai perder e muito com a aposentadoria dessas 3 lendas do futebol mundial, somando são 62 títulos de primeira grandeza conquistados por esses jogadores. Infelizmente, por seus países nunca conseguiram um título de expressão, mas com certeza não serão esquecidos por nenhum deles.

OBRIGADO MALDINI, FIGO E NEDVED!

Nenhum comentário: