terça-feira, 26 de maio de 2009

Lei de Proibição de Palavras Estrangeiras

Há mais de 8 anos começavam os primeiros rumores sobre uma possível lei que proibisse a utilização de palavras estrangeiras no Brasil, era o que propunha o político Aldo Rebelo. Em 2007, a lei voltou a gerar discussões após o vereador Roberto Monteiro do “PC do B” propor oficialmente a lei. Anteontem, dia 24 de maio de 2009, foi sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes do “PMDB”. E o intuito é que ela seja aprovada a âmbito nacional ainda neste ano.

Quem desrespeitar a lei estará sujeito a uma multa de R$ 5.000. Na primeira reincidência, o valor será dobrado; na segunda o alvará da empresa será suspenso. Tudo isso para o governo tirar mais dinheiro do povo e das empresas, a fim de encher seus cofres para as festas de fim de ano.

A lei foi promulgada com o intuito de “preservar a cultura do país e facilitar a compreensão das propagandas por quem não conhece outros idiomas além do português”.

De acordo com essa lei, publicidades com os dizeres “sale”, “off” ou ”delivery” estão proibidas e terão que ser substituídas por “liquidação”, “desconto” e “entrega em domicílio”. Isto é, se você entrar em um “drive in” para comer um “hot dog” e tomar um “milk shake”, ou consultar um “personal banker” antes de investir seu dinheiro, você estará desrespeitando a lei!

Será que nossa liberdade de expressão está sendo ameaçada de novo como nos tempos da Ditadura!? Até nos proibir de falar palavras estrangeiras vão nos proibir agora! Fica a dica de criarem uma polícia linguística agora. Imaginem você no meio da rua conversando com seu amigo o seguinte:

- Acredita que minha internet tá lenta há 1 semana! Não consigo fazer nenhum download!

- Pior é meu computador que a memória RAM tá zuada, meu software tá uma merda e a internet também está ruim. Nem consigo ler meus e-mail...

Você seria preso por falar palavras estrangeiras! Se acostume agora a utilizar os termos “Interteia” (no lugar de Internet), “Memória Randômica de Acesso” ou a sigla “MERDA” (no lugar de RAM – Random Access Memory), “baixar o peso” (no lugar de download), “troço duro” (no lugar de hardware), “e-correspondências” (no lugar de e-mails) e daí por diante...Ah, não utilize também a palavra “OK”, substitua pela sigla PORRA (Português Ortograficamente Rutilante, Revisado e Aprovado).

A seguir outras palavras que seriam proibidas:

Box de chuveiro, Outdoor, Cooper (prática de corrida), Gilete, Pit Boys, Pênalt (Só seria permitido o uso de penalidade nas partidas de futebol).

CURIOSIDADE: o Brasil criticou duramente o Timor Leste e a Indonésia quando por 25 anos houve uma grande repreensão a utilização da Língua Portuguesa na região. Só o Brasil que pode, é claro!

Enquanto nosso país segue com a falta de segurança, educação, saúde, e tantas outras coisas que se fazem necessária para nossa sobrevivência, o governo está preocupado com a TERRÍVEL expansão dos outros idiomas em nosso país! Lamentável!

Ah, o que será da região da Liberdade, tradicional ponto de comércio japonês no Estado de São Paulo? É esperar para ver!

Neste link, ou conforme a lei, nesta hiperligação, você confere um artigo escrito por Max Gehringer sobre o tema! Vale a pena conferir!

http://www.cariocadocerrado.com.br/webmaster/?p=538

Nenhum comentário: