sexta-feira, 8 de abril de 2011

Site Mostra Posição dos Planetas em Tempo Real e em 3D


O Solar System Scope (SSS) ou Telescópio do Sistema Solar, é um site criado por quatro fãs de astronomia eslovacos que mostram o espaço em uma animação feita em três dimensões. O mais interessante é que ao entrarmos no site podemos mover o sistema solar e observá-lo de diferentes ângulos, além de podermos escolher entre três tipos de visões: o heliocentrismo (mostra a órbita dos planetas em torno do Sol), o geocentrismo (mostra a órbita dos planetas com a Terra como foco central, e não o Sol) e panorâmica (permite observar constelações a partir de lugares selecionados na Terra). Isto sem falar que podemos encontrar todas as constelações existentes e fazer projeções de como estará o sistema solar em uma determinada data.
A partir da próxima semana, o SSS promete disponibilizar o "Desktop Clock", que oferecerá os cálculos dos horários de nascer e pôr do sol, horas e datas de mudança de Lua, solstícios e equinócios, períodos em que marcam o início do inverno, e da primavera e do outono, respectivamente.
Os criadores do SSS prometem uma versão do sistema em português em breve. O site pode ser acessado pelo endereço www.solarsystemscope.com.

Nenhum comentário: