sábado, 30 de outubro de 2010

Minha Casa, Minha Vida: Uma grande mentira

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, minimizou o fato de apenas 1,2% das unidades contratadas pelo 'Minha Casa, Minha Vida' para quem ganha até três salários mínimos - faixa que concentra 90% do déficit habitacional do país - terem sido concluídas até o momento. Segundo a candidata, o foco não deve ser a conclusão dos imóveis, mas sim os índices de contratação, que chegam a 500 mil unidades contratadas de acordo com seus números.
Porém, a avaliação de Dilma contrasta com a de alguns especialistas. Paulo Simão, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), parceira da Caixa na execução do programa, disse que os índices de contratação em alguns Estados são "um desastre". Na faixa de renda de zero a três salários mínimos, em dez Estados o índice de contratações está em menos de 40% da meta. No Amapá, a meta é de 4.589 imóveis, mas apenas 15 haviam sido contratados, o equivalente a 0,3%.
Antes o PT prometia a construção de um milhão de casas, afirmações feitas nas próprias propagandas eleitorais. Hoje, após o insucesso dos números do programa, o PT planeja mais dois milhões de casas. E assim o PT segue mentindo e enganando o povo com suas falsas promessas.

Esses dias em uma conversa na faculdade, citei a mentira do programa 'Minha Casa, Minha Vida' e fui perguntado "Mas você é contra todos os programas do PT?". Respondi que não. O projeto visto no papel, é um programa habitacional bem elaborado para beneficiar o povo, principalmente as pessoas de baixa renda. Porém, é só visualizarmos os números! Seu custo-benefício é muito baixo. Se compararmos o programa habitacional do governo Lula com o PAR (Programa de Arrendamento Residencial) criado no governo FHC e que ainda hoje segue ativo, vemos que o 2º possui índices melhores, além de não precisar que o locatário seja submetido à uma avaliação para a contratação do financiamento, o que acaba excluindo boa parte da população de baixa renda que já possui empréstimo e restrições cadastrais. Com isso, a faixa de até 3 salários mínimos segue apelando para lotes irregulares e barracos, sem as mínimas condições de vida.
Por todos estes fatos, o programa 'Minha Casa, Minha Vida' se junta a tantos outros programas que não alcançaram seus objetivos, como o PAC e o Fome Zero.

DIGA NÃO A DILMA NO 2º TURNO
FORA DILMALDITA! FORA PT!

Nenhum comentário: